Por Gabriela Marquito
Quarenta e duas pessoas participaram do 1º Encontro do Palestrante Espírita, que aconteceu no último sábado (10), no Centro Espírita Anjo Gabriel (CEAG). O evento é criação, iniciativa e organização do CEAG com apoio da Aliança Municipal Espírita (AME). O encontro foi destinado aos palestrantes que quiseram se aprimorar e trocar experiências e para os candidatos a palestrantes.
Jackelyne Rangel é palestrante há um ano e meio. Para ela, o curso foi fundamental, pois trabalhou com aspectos básicos e relevantes que não se tem acesso no dia a dia. “Acho que o conhecimento adquirido no encontro vai aprimorar a palestra de novos palestrantes e também ajudar a dos mais antigos. Mais uma vez a união das casas espíritas traz conhecimentos cruciais para o desenvolvimento da prática espírita em Muriaé”, contou.
Sete casas espíritas de Muriaé foram representadas e uma de Recreio, que enviou três pessoas. Segundo o facilitador do encontro e palestrante, João Ornelas, a palestra pública é talvez a maior forma de divulgação do espiritismo, ao lado do livro espírita. “A pessoa que tem o contato com um livro ou filme espírita e sente desejo de conhecer um pouco mais, onde ela vai? Assistir a uma palestra. Caso goste da palestra e sinta-se ainda mais envolvida, naturalmente irá voltar e querer conhecer cada vez mais. Portanto, a palestra deve ser bem preparada e apresentada, daí a necessidade de oferecer aos palestrantes orientações no sentido de se capacitarem adequadamente para a tarefa”, explicou.
Segundo João, havia a necessidade de organizar eventos como este na cidade devido à demanda de pessoas que desejam falar na tribuna espírita e palestrantes já atuantes que querem aprimorar suas palestras. “O grande número de participantes mostra que havia essa necessidade. Essa é também uma preocupação da Federação Espírita Brasileira (FEB), que incentiva e patrocina trabalhos sobre a oratória espírita. Mas não podemos parar por aqui, outros eventos precisam acontecer para que o trabalho na área seja contínuo”, afirmou, citando uma colocação de Chico Xavier, psicografando o mentor espiritual, Emmanuel: "A maior caridade que podemos fazer pelo Espíritismo é sua divulgação".
Na primeira parte foi abordado o tema “A Palestra Espírita”, com informações de como fazer e montar uma palestra. Já na segunda parte, a palestra “Projetor Multimídia e o PowerPoint” ofereceu dicas de especialistas em oratória em vídeos, apostilas e acervo de imagens espíritas. Ambos os temas foram apresentados ao vivo pelo facilitador do encontro, João Ornelas.
O encontro também foi o primeiro deste cunho realizado em Muriaé. De acordo com a presidente da Aliança Municipal Espírita, Silvana Santos, este evento foi importante para se colocar em prática o verdadeiro objetivo da AME, que é trabalhar em conjunto com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita. “Este é o primeiro curso de muitos que, com certeza, virão”, finalizou, contando que nos dias 8 e 9 de fevereiro Orson Peter Carrara, um dos mais renomados oradores espíritas, estará em Muriaé no CEAG e Centro Espírita Maria de Nazaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário