sexta-feira, 3 de maio de 2013

JUVENTUDE & EQUILIBRIO

Vitalizada pela mensagem de Jesus a juventude será imbatível e incorruptível força progressista

Rogério Coelho

"Procura a Deus nos dias da tua mocidade".

-          Provérbios

 

Hoje, mais do que nunca o jovem precisa de Deus.  Apartado d`Ele a juventude se transvia nos traiçoeiros resvaladouros do sexo desequilibrado, das variadas drogas alucinógenas, dos despautérios e excessos de todos os matizes...

Conselheiralmente, através da mediunidade de J. Raul Teixeira escreveu Ivan de Albuquerque especialmente para as jovens, as seguintes palavras, que, sem embargo, servem também para os que já se encontram fora das faixas da juventude:

"Amiga, tu que estás palmilhando as rotas da juventude, com que o Criador te homenageia as horas, pensa no bem que podes operar sob o olhar sublime de Jesus, o Mestre e o Amor de nossas vidas... Detém-te um pouco, ante os mais multiplicados episódios por Ele vividos, e forja teu caráter de tal modo que possas segui-lO, sentindo-O  mais próximo de ti, sentindo-te, por outro lado, mais junto do Seu coração amoroso e bom.

É na vida do Celeste Amigo, que identificamos a tolerância sem conivência, a humildade sem subserviência, a energia sem violência, a verdade sem presunção, a orientação sem empáfia, o amor total sem pieguismo...

Observa minha jovem companheira, o que tanto há faltado nas relações humanas, e medita nas razões de tanto sofrimento, de tantos dramas:  decisão firme para o esforço do autoaprimoramento; fidelidade aos compromissos com Deus; coragem de viver a verdade conhecida; disposição de testemunhar o amor ao próximo, sem quaisquer temores. Sendo assim, não negligencies perante teus deveres.  Não te retardes.  Atende, por amor...

Quando, juventude, puderes participar da vida com os valores que o Cristo exemplificou, sobejamente, terás alcançado os mais felizes objetivos com relação aos propósitos dos teus dias moços no mundo. A juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.

Bem típico é da faixa jovem o gosto pelas companhias variadas ou fixadas, com as quais se torne possível trocar ideias, sentimentos, amarguras, alegrias, passando algumas horas em agradáveis ócios, ao lado de quem se quer bem. Há necessidade, porém, de saber escolher as amizades junto das quais deseja ficar. Na experiência social, no mundo, ladearemos todo o tipo de companheiros, sem, contudo, termos a obrigação de fazer o que fazem os outros, ou sem a necessidade de acompanhar exemplos nocivos, uma vez que cada um responde pelo que realize de livre vontade.

Sê amiga, sem perderes o passo do bom senso.  Apoia-te nas companhias queridas, mantendo, porém, a tua cabeça fria, na área do discernimento.  Envolve-te no bem querer que te cativa, sem te deixares corromper, em nome do pieguismo emocional. 

Certo de que o próprio Mestre conviveu com todos e entre todos, sem deixar de ser Ele mesmo, nos dias torturantes de Israel, aprendamos com a Sua vida a ser amigo de todos, sem que nos percamos a nós mesmos, perdendo a paz que nos empenhamos por conquistar.

Juventude cristã! Jamais te deixes comburir pelas paixões dissolventes do caráter, ainda mesmo que alardeadas e liberadas socialmente, como tipos de ideais de vida nova. O vício que se instalou torna-te convite para que implantes a virtude da força-de-vontade para a libertação; o crime e o tóxico são reptos à tua capacidade de viver lutando, em busca da energia que reconstrói; do equilíbrio que redimensiona, do auxílio no bem que salva; orgulho e vaidade convocam-te a experimentar a humildade e o serviço nobre.

Jovem que elegeste o Cristo para a tua inspiração! Acompanha-O com entusiasmo! Sejam quais forem os empeços, as agressões e tentações a te obstruírem a senda por onde percorres para a luz, ampara-te no Senhor, virtude mergulhada num corpo de homem, ponte levadiça para que, do chão alcemos ao Pai desde hoje, na formidável e feliz experiência juvenil".

Jesus será sempre o nosso "Modelo e Guia mais perfeito".  Acompanhando-O não teremos do que nos arrepender, e teremos aprendido a cultivar no jardim de nossa alma as flores do equilíbrio, do discernimento, do amor e da paz.                                     ■

Nenhum comentário:

Postar um comentário