quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ESDE - MÓDULO 1 ROTEIRO 2


 Apresentamos a síntese do segundo encontro do ESDE.

CONCEITO E OBJETO DO  ESPIRITISMO.

SÍNTESE:

CONCEITO:

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e seus adeptos são chamados espíritas ou espiritistas. Essas palavras (Espiritismo, Espírita e Espiritista) foram criadas por Allan Kardec por entender que para designar coisas novas são precisos termos novos a fim de manter a clareza de linguagem e evitar confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Assim sendo as traduções bíblicas que trazem a palavra espiritismo são tendenciosas e indignas de confiança. Como poderia Deus proibir algo que surgiu no século XIX, como algumas traduções colocam?

Espiritualista é todo aquele que acredita em algo além da matéria, ou seja, que o ser humano é algo mais que o corpo físico. O espiritualista não é necessariamente um espírita, pois embora acredite na existência do espírito pode ou não concordar com os princípios espíritas como a reencarnação e a mediunidade.  Por outro lado todo espírita é também espiritualista. 

Questão debatida:
Outro aspecto a se levar em conta é que no Brasil a palavra espiritismo é erroneamente utilizada para designar práticas afro-brasileiras que lidam com a mediunidade tais como Umbanda, Candomblé, Quimbanda, etc. Tal costume gera grande confusão entre o público que desconhece as diferenças entre espiritismo e esses segmentos que fazem parte do sincretismo religioso e da cultura brasileira. Embora deva dispensar respeito a essas seitas, o verdadeiro espírita não deve se furtar a esclarecer esse equívoco lingüístico sempre que necessário e oportuno, explicando com argumentos sólidos que o verdadeiro e único espiritismo é a Doutrina codificada por Allan Kardec. 

OBJETO DO ESPIRITISMO:

O objeto do espiritismo é o espírito (principio espiritual) assim como o objeto da ciência é a matéria (principio material). Como o princípio espiritual é uma força da natureza que reage o tempo todo sobre o principio material e reciprocamente, o estudo de um não estaria completo sem o estudo do outro. Por isso ciência e espiritismo se completam. A ciência se vê na impossibilidade de explicar certos fenômenos somente pela lei da matéria, o espiritismo sem a ciência faltaria apoio e comprovação.

O estudo da matéria tinha que vir primeiro, pois é o que fere primeiro os sentidos. Se o espiritismo tivesse vindo antes das descobertas, teria sido abortado. O espiritismo por estudar um dos elementos constitutivos da natureza, toca na maior parte das ciências: biologia, astronomia, química, física, etc.

Fonte: Programa Fundamental - Tomo I - pag 24-28 - FEB
Além de temas debatidos na aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário